Qual a diferença entre ROI e ROAS?

Se você começou a estudar recentemente sobre Marketing Digital, deve ter se deparado com alguns termos específicos e não tão simples de entender à primeira vista.

É o caso das siglas ROI e ROAS, métricas financeiras importantes e de acompanhamento necessário para mensurar o retorno financeiro que determinada estratégia gerou para a empresa.

O QUE É ROI?

Sigla para Return Over Investment. Em português: retorno sobre investimento

Como o nome já diz, esse indicador relaciona todos os custos da operação que se quer avaliar (funcionários, equipamentos, custos fixos, etc) com o retorno financeiro obtido pela empresa num determinado período.

COMO PODEMOS CALCULAR O ROI?

Não precisa se preocupar caso matemática não seja o seu forte: os cálculos aqui serão bem simples!

Você só precisa ter em mãos os seguintes dados:

  • Custo: o valor de todas as despesas necessárias para aquela operação
  • Receita: o valor que entrou no caixa da empresa,  resultante das vendas 

Subtraindo  Receita – Custo e dividindo o resultado pelo Custo, chegaremos no ROI; para que o indicador se torne uma porcentagem, basta multiplicar por 100. A fórmula completa fica assim:

ROI = ( Receita – Custo) / Custo x 100

O QUE É ROAS?

Sigla para Return Over Advertising Spend. Em português: retorno sobre gastos com anúncio

Esse é o indicador do sucesso (ou não) de campanhas publicitárias.

É ele quem vai te mostrar quanto lucro gerou seu investimento em anúncios feitos em mídias pagas, como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e Linkedin Ads, além de indicar em quais canais performaram melhor.

E COMO CALCULAMOS O ROAS?

O cálculo aqui é bem parecido com o do ROI, porém utilizamos o custo e a receita específicos de uma determinada campanha:

  • Custo: valor investido em anúncios pagos
  • Receita: valor em conversões resultantes daquele anúncio 

ROAS = ( Receita – Custo ) / Custo X 100

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ROI E ROAS?

Ambos são indicadores de rentabilidade muito importantes para mensurar o desempenho de estratégias e ações realizadas no seu negócio.

Porém, o ROAS avalia o desempenho especificamente dos anúncios pagos e a viabilidade das estratégias utilizadas na campanha.

Já o ROI fornece um panorama do quanto a empresa está ganhando ou perdendo com cada investimento que realiza – por isso, é utilizado para medir o desempenho de diversas áreas da empresa, possibilitando avaliar quais são as maiores fontes de rendimento, as estratégias mais eficientes e os processos que necessitam de mais atenção.

O pulo do gato é que, quando aumentamos o investimento em mídia e campanhas, não necessariamente precisamos aumentar o investimento em pessoal e equipamentos.

Isso torna o ROAS uma medida de escalabilidade, diferente do ROI: aumentando o investimento em mídias, com um ROAS alto, é possível aumentar também o ROI, já que o faturamento será maior para o mesmo custo fixo.

Então, tenha em mente: ROI E ROAS, apesar de diferentes, são duas métricas imprescindíveis e complementares, devendo ser avaliadas continuamente para a manutenção ou modificação das estratégias de marketing da sua empresa.

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